Biografia
:
Luis Buñuel Portolés foi um realizador de cinema espanhol, nacionalizado mexicano.
A obra cinematográfica de Buñuel, aclamada pela crítica mas sempre cercada por uma aura de escândalo, tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo, sempre fiel a si mesmo. Buñel era diretor, produtor e reteirista.
Nascido em 22 de fevereiro de 1900, na Espanha. Era filho de Leonardo Buñuel González e de María Portolés Cerezuela. Luis era o mais velho de sete irmãos. Pouco tempo após seu nascimento, a família estabeleceu a sua residência em Saragoça. Teve, desde cedo, uma grande sensibilidade em relação ao inusual e ao extraordinário, e facilmente se encantava com animais, plantas e fenómenos naturais, que observava atentamente, habituado a uma religiosidade pagã. Foi também na infância que adquiriu um enorme fascínio pela morte.
Em 1908 viu o seu primeiro filme num cinema de Saragoça. Estudou num colégio de Jesuítas. Na adolescência, perdeu a fé, tornando-se anti-clerigal e ateu, e, em 1915, foi expulso do colégio, tendo terminado os seus estudos secundários no Instituto de Saragoça.
Em 1917, Buñuel foi estudar em Madrid. Onde conheceu Salvador Dalí.
Em 1920, fundou o primeiro cineclube espanhol. Em 1921, participou na representação teatral de Don Juan Tenorio, em Toledo. Em 1922, publica os primeiros textos literários. Em 1924, depois de ter frequentado, sem grande convicção, vários cursos universitários, acabou por se licenciar em História.
Em 1925, foi viver em Paris, onde estudou cinema e trabalhou como assistente de vários realizadores.
Em Janeiro de 1929, Buñuel e Dalí, utilizando o método surrealista escrevem o guião do filme que acabaria por ter o título de Un chien andalou Buñuel roda-o em quinze dias durante a Primavera sendo estreado a 6 de Junho em Paris, perante a nata da sociedade e da intelectualidade francesa. O filme foi um sucesso e um escândalo e durante vários meses esteve em cartaz no Studio 28. Toda a imagética surrealista criara sensação e espanto.
En 1930 viajou a Hollywood, contratado pela Metro Goldwyn Mayer como observador, com o objectivo de se familiarizar com o sistema de produção norte-americano. Conheceu Charles Chaplin e Serguei Eisenstein.
Buñuel voltou a Espanha após a proclamação da República e dirigiu, em 1933, um documentário, Las Hurdes, tierra sin pan, que descrevia, de modo cru, a vida quotidiana e os costumes ancestrais de uma recôndita aldeia espanhola da Extremadura, profundamente miserável e em estado quase selvagem. Foi um escândalo, desagradando ao governo espanhol que o proibiu para grande desapontamento de Buñuel, por dar uma imagem corrompida da Espanha no estrangeiro.
No decurso da guerra civil espanhola exilou-se na França, partindo em 1938 para os EUA, estabelecendo-se em Los Angeles. Em 1941 foi trabalhar como conselheiro e chefe de montagem para o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. Contudo, a publicação em 1942 d'A vida secreta de Salvador Dalí, onde Dalí fala do caso de L'Âge d'Or e expõe as simpatias comunistas de Buñuel, causa um pequeno escândalo e faz com que este tenha de se demitir do MoMA em 1943. Em 1946, depois de ter estado em Hollywood, acaba por partir para o México.
No início da sua fase mexicana realizou filmes comerciais. Mas, em 1950 recupera a sua autenticidade com Los Olvidados, sobre a vida violenta e dura dos meninos de rua na Cidade do México, onde discretamente insere elementos surrealistas, sendo muito aplaudido pela crítica.
Em 1970 Buñuel voltou à Espanha e em 1972, filma Le Charme Discret de la Bourgeoisie, introduzindo no filme pequenos apontamentos e historietas de carácter saborosamente surrealista e onírico. O filme ganhou o Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro.
Por fim, em 1976, roda Cet obscur object du désir. Depois deste, Buñuel retirou-se. Estava cada vez mais surdo e a saúde começava a faltar-lhe já que tinha o cotume de beber e fumar. Desenvolveu problemas de diabetes e no cancro do fígado.
Morreu na Cidade do México em 29 de Julho de 1983.
Filmografia:
· 1928- Um Cão Anda Luz
· 1930- A Idade do Ouro
· 1933- As Hurdes
· 1936- ¿Quién Me Quiere a Mí?
· 1947- Gran Casino
· 1949- El Gran Calavera
· 1950- Os Esquecidos
· 1951- Subida ao Céu
· 1951- Una Mujer Sin Amor
· 1951- Susana, Mulher Diabólica
· 1951-La Hija del Engaño
· 1952- O Bruto
· 1952- O Alucinado
· 1953- Robinson Crusoé
· 1953- Escravos do Rancor
· 1953- A Ilusão Viaja de Trem
· 1954- El Río y la Muerte
· 1955- Ensaio de um Crime
· 1956- La Mort En Ce Jardin
· 1956- Cela s'Appelle l'Aurore
· 1958- Nazarin
· 1959- La Fièvre Monte à El Pao
· 1960- The Young One
· 1961- Viridiana
· 1962- O Anjo Exterminador
· 1964- O Diário de uma Camareira
· 1965- Simon do Deserto
· 1967- A Bela da Tarde
· 1969- Via Láctea
· 1970- Tristana, uma Paixão Mórbida
· 1972- O Discreto Charme da Burguesia
· 1974- O Fantasma da Liberdade
· 1977- Esse Obscuro Objeto do Desejo
Um cão andaluz:
Un chien andalou é um filme surrealista lançado em 1929 na França e dirigido/escrito por Luis Buñuel e Salvador Dalí. É considerado o maior representante do cinema experim
ental surrealista, embora exista outros filmes do gênero. Foi realizado em 1928, época ainda do ápice das vanguardas européias.
O filme não possui uma história na ordem normal dos acontecimentos. Utiliza a lógica dos sonhos, baseado em conceitos da psicanálise de Freud, como o subconsciente e as fantasias. Representa uma reunião de imagens oníricas, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas.
Alguns críticos resenham o filme indicando que seu enredo seria uma viagem à mente perturbada de um assassino e as suas confissões traduzidas em imagens, porém, tal interpretação é vaga, pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.
Este filme é tratado como o ícone do cinema do descrito manifesto surrealista de André Breton, pois rompe com toda a lógica e linearidade narrativa e tem a presença do mundo onírico. A idéia derivada dos próprios sonhos de Salvador Dali e Buñuel e complementada pela justaposição de imagens apontadas pelos dois, criou um curta cheio de imagens desconexas, e algumas até chocantes.
O filme é mudo e em preto e branco. Seu gênero é o drama e a fantasia e tem como elenco além de Pierre Batcheff, Simone Mareuil e Jaime Miravilles, os próprios Buñuel e Dalí.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Bu%C3%B1uel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Un_Chien_Andalou
http://www.ufrgs.br/nemes/uploaded_images/11F8A1_1-777671.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5Hyhu_t0q3S1xxpiAGzmwHiKEdWRKxaISCPcJ-dMYaCxSD1drNO7nImGgPraL9EILk2HzDfs8DE0_NbVUZnSe6aQMbdVGgkjZ5hf5OM7V-ntMvo4v1_GXN96pD90G8hiimpBfopyd7TK3/s400/BunuelLuis.jpg http://vanguardas.files.wordpress.com/2009/02/cao-andaluz1.jpg
Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=mwee-xe7xVc&feature=related
Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=RkPf2iqIovM&feature=related

Luis Buñuel Portolés foi um realizador de cinema espanhol, nacionalizado mexicano.
A obra cinematográfica de Buñuel, aclamada pela crítica mas sempre cercada por uma aura de escândalo, tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo, sempre fiel a si mesmo. Buñel era diretor, produtor e reteirista.
Nascido em 22 de fevereiro de 1900, na Espanha. Era filho de Leonardo Buñuel González e de María Portolés Cerezuela. Luis era o mais velho de sete irmãos. Pouco tempo após seu nascimento, a família estabeleceu a sua residência em Saragoça. Teve, desde cedo, uma grande sensibilidade em relação ao inusual e ao extraordinário, e facilmente se encantava com animais, plantas e fenómenos naturais, que observava atentamente, habituado a uma religiosidade pagã. Foi também na infância que adquiriu um enorme fascínio pela morte.
Em 1908 viu o seu primeiro filme num cinema de Saragoça. Estudou num colégio de Jesuítas. Na adolescência, perdeu a fé, tornando-se anti-clerigal e ateu, e, em 1915, foi expulso do colégio, tendo terminado os seus estudos secundários no Instituto de Saragoça.
Em 1917, Buñuel foi estudar em Madrid. Onde conheceu Salvador Dalí.
Em 1920, fundou o primeiro cineclube espanhol. Em 1921, participou na representação teatral de Don Juan Tenorio, em Toledo. Em 1922, publica os primeiros textos literários. Em 1924, depois de ter frequentado, sem grande convicção, vários cursos universitários, acabou por se licenciar em História.
Em 1925, foi viver em Paris, onde estudou cinema e trabalhou como assistente de vários realizadores.
Em Janeiro de 1929, Buñuel e Dalí, utilizando o método surrealista escrevem o guião do filme que acabaria por ter o título de Un chien andalou Buñuel roda-o em quinze dias durante a Primavera sendo estreado a 6 de Junho em Paris, perante a nata da sociedade e da intelectualidade francesa. O filme foi um sucesso e um escândalo e durante vários meses esteve em cartaz no Studio 28. Toda a imagética surrealista criara sensação e espanto.
En 1930 viajou a Hollywood, contratado pela Metro Goldwyn Mayer como observador, com o objectivo de se familiarizar com o sistema de produção norte-americano. Conheceu Charles Chaplin e Serguei Eisenstein.
Buñuel voltou a Espanha após a proclamação da República e dirigiu, em 1933, um documentário, Las Hurdes, tierra sin pan, que descrevia, de modo cru, a vida quotidiana e os costumes ancestrais de uma recôndita aldeia espanhola da Extremadura, profundamente miserável e em estado quase selvagem. Foi um escândalo, desagradando ao governo espanhol que o proibiu para grande desapontamento de Buñuel, por dar uma imagem corrompida da Espanha no estrangeiro.
No decurso da guerra civil espanhola exilou-se na França, partindo em 1938 para os EUA, estabelecendo-se em Los Angeles. Em 1941 foi trabalhar como conselheiro e chefe de montagem para o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. Contudo, a publicação em 1942 d'A vida secreta de Salvador Dalí, onde Dalí fala do caso de L'Âge d'Or e expõe as simpatias comunistas de Buñuel, causa um pequeno escândalo e faz com que este tenha de se demitir do MoMA em 1943. Em 1946, depois de ter estado em Hollywood, acaba por partir para o México.
No início da sua fase mexicana realizou filmes comerciais. Mas, em 1950 recupera a sua autenticidade com Los Olvidados, sobre a vida violenta e dura dos meninos de rua na Cidade do México, onde discretamente insere elementos surrealistas, sendo muito aplaudido pela crítica.
Em 1970 Buñuel voltou à Espanha e em 1972, filma Le Charme Discret de la Bourgeoisie, introduzindo no filme pequenos apontamentos e historietas de carácter saborosamente surrealista e onírico. O filme ganhou o Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro.
Por fim, em 1976, roda Cet obscur object du désir. Depois deste, Buñuel retirou-se. Estava cada vez mais surdo e a saúde começava a faltar-lhe já que tinha o cotume de beber e fumar. Desenvolveu problemas de diabetes e no cancro do fígado.
Morreu na Cidade do México em 29 de Julho de 1983.
Filmografia:
· 1928- Um Cão Anda Luz
· 1930- A Idade do Ouro
· 1933- As Hurdes
· 1936- ¿Quién Me Quiere a Mí?
· 1947- Gran Casino
· 1949- El Gran Calavera
· 1950- Os Esquecidos
· 1951- Subida ao Céu
· 1951- Una Mujer Sin Amor
· 1951- Susana, Mulher Diabólica
· 1951-La Hija del Engaño
· 1952- O Bruto
· 1952- O Alucinado
· 1953- Robinson Crusoé
· 1953- Escravos do Rancor
· 1953- A Ilusão Viaja de Trem
· 1954- El Río y la Muerte
· 1955- Ensaio de um Crime
· 1956- La Mort En Ce Jardin
· 1956- Cela s'Appelle l'Aurore
· 1958- Nazarin
· 1959- La Fièvre Monte à El Pao
· 1960- The Young One
· 1961- Viridiana
· 1962- O Anjo Exterminador
· 1964- O Diário de uma Camareira
· 1965- Simon do Deserto
· 1967- A Bela da Tarde
· 1969- Via Láctea
· 1970- Tristana, uma Paixão Mórbida
· 1972- O Discreto Charme da Burguesia
· 1974- O Fantasma da Liberdade
· 1977- Esse Obscuro Objeto do Desejo
Um cão andaluz:
Un chien andalou é um filme surrealista lançado em 1929 na França e dirigido/escrito por Luis Buñuel e Salvador Dalí. É considerado o maior representante do cinema experim

O filme não possui uma história na ordem normal dos acontecimentos. Utiliza a lógica dos sonhos, baseado em conceitos da psicanálise de Freud, como o subconsciente e as fantasias. Representa uma reunião de imagens oníricas, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas.
Alguns críticos resenham o filme indicando que seu enredo seria uma viagem à mente perturbada de um assassino e as suas confissões traduzidas em imagens, porém, tal interpretação é vaga, pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.

Este filme é tratado como o ícone do cinema do descrito manifesto surrealista de André Breton, pois rompe com toda a lógica e linearidade narrativa e tem a presença do mundo onírico. A idéia derivada dos próprios sonhos de Salvador Dali e Buñuel e complementada pela justaposição de imagens apontadas pelos dois, criou um curta cheio de imagens desconexas, e algumas até chocantes.
O filme é mudo e em preto e branco. Seu gênero é o drama e a fantasia e tem como elenco além de Pierre Batcheff, Simone Mareuil e Jaime Miravilles, os próprios Buñuel e Dalí.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Bu%C3%B1uel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Un_Chien_Andalou
http://www.ufrgs.br/nemes/uploaded_images/11F8A1_1-777671.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5Hyhu_t0q3S1xxpiAGzmwHiKEdWRKxaISCPcJ-dMYaCxSD1drNO7nImGgPraL9EILk2HzDfs8DE0_NbVUZnSe6aQMbdVGgkjZ5hf5OM7V-ntMvo4v1_GXN96pD90G8hiimpBfopyd7TK3/s400/BunuelLuis.jpg http://vanguardas.files.wordpress.com/2009/02/cao-andaluz1.jpg
Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=mwee-xe7xVc&feature=related
Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=RkPf2iqIovM&feature=related
Leticia Sanches nº20
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