quarta-feira, 24 de março de 2010

Walt Disney

Walt Disney

Nascido em 5 de dezembro de 1901, Chicago, Illinois, Walter Elias Disney já mostrava seu talento desde criança. Fazia desenhos e os vendia para os vizinhos, e na escola Mickinley se interessou por desenho e fotografia. Frequentou também a Academia de Belas Artes.
Em 1918, Walt tentou se increver no exército porém não foi aceito graças a sua idade. Porém, foi aceito na Cruz Vermelha onde dirigia uma ambulância diferente, coberta com muitos dos seus desenhos.
Depois da guerra, Disney retornou a Kansas City, onde iniciou sua carreira como cartunista de propaganda.

Em 1920, ele criou e comercializou seus primeiros desenhos animados e, mais tarde, aperfeiçoou um novo método para combinar animação com atores reais.

Mickey Mouse foi criado em 1928, e seus talentos foram mostrados pela primeira vez em um desenho animado mudo intitulado "Plane Crazy". Contudo, antes que o trabalho pudesse ser lançado, o som irrompeu nas telas do cinema. Assim, Mickey estreou com "Steamboat Willie", o primeiro desenho animado sonoro, apresentado no Colony Theatre em Nova York, em 18 de novembro de 1928.

Em 1932, o filme intitulado "Flowers and Trees" conferiu-lhe o primeiro de seus 32 Oscars.Ao todo,

recebeu, durante sua vida, mais de 950 menções honrosas e condecorações em todo o mundo, incluindo 48 Oscars e 7 Emmys. Entre as premiações de Walt Disney figuram títulos honorários de Harvard, Yale, da Universidade do Sul da Califórnia e da UCLA; a Medalha Presidencial da Liberdade; a Legião de Honra e o título de Oficial da Academia, da França; a Ordem da Coroa, da Tailândia; a Ordem do Cruzeiro do Sul, do Brasil; a Ordem da Águia Asteca, do México; e o prêmio Showman do Mundo, da Associação Nacional dos Proprietários de Teatro.

Em 1937, ele lançou "The Old Mill", o primeiro curta-metragem a empregar a técnica da câmara de múltiplos planos.

Em 21 de dezembro do mesmo ano, "Branca de Neve e os Sete Anões", o primeiro desenho animado musical de longa-metragem, estreou no Carthay Circle Theatre, em Los Angeles. Produzido com a fantástica soma de US$1.499.000,00 durante a maré baixa da Depressão.

94% do efetivo de sua nova companhia, em Burbank, estava engajado em trabalhos especiais para o governo, inclusive filmes de treinamento e de propaganda para os serviços militares, bem como filmes sobre saúde, que ainda são exibidos por todo o mundo pelo Departamento de Estado norte-americano. Com o restante da equipe, Disney dedicou-se à produção de comédias curtas, consideradas absolutamente essenciais para o moral de civis e militares.

O filme de 1945, o musical "The Three Caballeros", combinava atores reais com animação, um processo usado com sucesso em outros lançamentos, como "Song of the South" e o altamente aclamado "Mary Poppins." Ao todo, 81 filmes foram lançados pelo estúdio durante a vida de Disney.

"The Living Desert", "The Vanishing Prairie", "The African Lion", e "White Wilderness", Disney proporcionou uma visão fascinante sobre o mundo dos animais selvagens e ensinou a importância de preservar a herança ambiental de seu país.

Um pioneiro da televisão, iniciou sua produção em 1954, e esteve entre os primeiros a apresentar um programa totalmente colorido, o "Wonderful World of Color", em 1961. "The Mickey Mouse Club" e "Zorro" eram os favoritos do público nos anos 1950.

Em 1965, conduziu o planejamento de um mundo Disney de entretenimento totalmente inédito, com um novo parque temático de diversões, um centro de férias com hotéis-resort e seu Protótipo Experimental da Comunidade do Futuro. Depois de mais de sete anos de planejamento e preparativos, incluindo 52 meses de construção, Walt Disney World foi aberto para o público, conforme o previsto, em 1º de outubro de 1971. O Epcot Center foi inaugurado em 1º de outubro de 1982.

Walt Disney casou-se com Lillian Bounds, com quem teve duas filhas, e veio a falecer em 15 de dezembro de 1965.

Se talento revolucinou a mídia e suas invenções são consideradas parte da cultura ameroicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário