terça-feira, 23 de março de 2010

Charles Spencer Chaplin Jr.

Gênero: Comédia

Charles Chaplin na década de 1910.

Charles Spencer Chaplin, nasceu no dia 16 de abril de 1889, na East Street, Walworth, Londres, Inglaterra. Foi ator, diretor, dançarino, roteirista e músico britânico e também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.

Seus pais eram artistas, seu pai Chales Chaplin, era vocalista e ator, e sua mãe, Hannah Chaplin, era cantora e atriz. Ele aprendeu a cantar com seus pais, que se separam quando ele ainda era muito novo. Chaplin e seu meio irmão mais velho Sydney ficaram aos cuidados da mãe que não estavaem condições emocionais perfeitas.

A mãe sofreu com problema de laringe, o que acabou com sua carreira de cantora. Um incidente ocorreu quando ela se apresentava cantando "The Canteen", em um teatro em Aldershot, frequentado por manifestantes e soldados. Hannah foi vaiada e gravemente ferida por objetos jogados pela pláteia. Vendo tudo o que aocntecia com a mãe, Chaplin com apenas cinco anos de idade subiu ao palco e cantou "Jack Jones", uma música popular na época.

Como a mãe estava em um Asilo Cane Hill em Coulsdon, Chaplins e o meio irmao mais velho tiveram que morar um tempo com o pai alcóolatra e a amante. Seu pai acabou morrendo de cirrose no fígado quando Chaplin tinha doze anos, em 1901.

Após a mãe de Chaplin ter sido novamente admitida no Asilo Cane Hill, Chaplin foi deixado em uma casa de trabalho em Lambeth, no sul de Londres, e mudando-se após várias semanas para o Central London District School, uma escola para pobres em Hanwell.

Os jovens irmãos Chaplin começaram um íntimo relacionamento, a fim de sobreviverem. Ainda jovens, foram atraídos para o music hall, e ambos provaram ter grande talento. A mãe de Chaplin morreu em 1928, em Hollywood, sete anos após ter sido levada para os Estados Unidos por seus filhos.


Charles Chaplin foi considerado um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.


Modern Times

Modern Times ou Tempos Modernos foi o filme mais importante dirigido e atuado por Chaplin.

Nesse filme, vale desctacar o que Chaplin realmente quis mostrar, uma mensagem social naquele tempo, e para que a mensagem fosse transmitida, trabalhou bem cada cena. Como podemos ver em uma cena em que a máquina substitiu os proletários na fábricas, a escravização desses proletários e as facilidades que levam a criminalidade.

No filme, Chaplin é Carlitos, um proletário que por trabalhar quase como escravo em uma fábrica sofreu de um colapso mental. Então é levado a um hospital, ao retornar a fábrica em que trabalhava já estava fechada.

Assim, caminhando pelas ruas, Carlitos sem querer se envolve em uma greve, assim quando a polícia chega ele é confundido com o líder do manifesto e é preso. Na prisão ele percebe o quão bom é o tratamento comparado com o modo de como vivia como proletário, pois na prisão não precisava trabalhar e tinha comida, abrigo e tranquilidade. Quando sai da prisão faz de tudo para voltar, uma das situações foi quando viu Paulette (a atriz na vida real era a esposa de Chaplin), uma moça orfã, roubar um pão, tenta se incriminar no lugar da mulher, porém uma senhora q vira o que acontecera contou a verdade ao policial. Porém os dois conseguem escapar.

E vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, mas não os alimenta. Então, eles decidem arranjar algum emprego. Carlitos consegue um emprego em uma fábrica, porém se envovle novamente em uma greve e sem qurer joga uma pedra na cabeça do policial e acaba sendo preso. Porém é solto novamente.

Paulette consegue um emprego como dançarina em um music-hall e consegue pegar uma vaga de garçom para Carlitos, porém esses empregos não dão certo e os amigos vão em busca a novos meios de sobreviverem. . O amor acaba surgindo, mas é parecido com o amor paternal de Carlitos por uma orfã.



Fotos e pôsteres do filme

































































































Alguns filmes de Chalie Chaplin com a United Artists, haviam outras, porém essa foi a que produziu o filme Tempos Modernos.
1923
A Woman of Paris (26 de Setembro)
1925
The Gold Rush (26 de Junho)
1928
The Circus (6 de Janeiro)
1931
City Lights (6 de Fevereiro)
1936
Modern Times (5 de Fevereiro)
1940
The Great Dictator (15 de Outubro)
1942
The Gold Rush (19 de Maio) (re-editado com trilha sonora e narração por Chaplin)
1947
Monsieur Verdoux (11 de Abril)
1952
Limelight (16 de Outubro)



1918 - A dog's life



No total foram mais de 87 filmes.



Artista pioneiro de cinema

Foi no estúdio Keystone que Chaplin desenvolveu seu principal e mais conhecido personagem: O Vagabundo, conhecido também como Charlot. O Vagabundo é um andarilho pobretão que possui a dignidade de um cavalheiro e meneiras refinadas. Aparece sempre vestindo um paletó apertado, calças, sapatos desgastados e grandes para seu pé, uma bengala de bambu, um pequeno bigode e um chapéu-coco.
A primeira vez que o público apreciou seu personagem foi no seu segundo filme, Kid Auto Races at Venice, lançado em 7 de fevereiro de 1914.
Ele já criara o visual do Vagabundo para o filme Mabel's Strange Predicament, produzido alguns dias antes, porém lançado dois dias mais tarde.


------------------------------------------------------------------------------------------------

A dog's life poster:






























Alguns links de vídeos dos filmes de Chaplin:

Modern Times
http://www.youtube.com/watch?v=a0XjRivGfiw

The Kid
http://www.youtube.com/watch?v=Xh3z89u1NtY

The Circus
http://www.youtube.com/watch?v=08nZ2vsZHL8

Fontes:
http://www.webcine.com.br/filmessc/modernti.htm

Por Sarah Jung nº33

Nenhum comentário:

Postar um comentário