domingo, 21 de março de 2010

Fritz Lang


Biografia

Friedrich Anton Christian Lang, conhecido como Fritz Lang, nasceu em Viena de Áustria, em 5 de Dezembro de 1890, e morreu em Beverly Hills, California, nos Estados Unidos da América, em 2 de Agosto de 1976.
Participou da 1ª Guerra Mundial ocasião onde ele perdeu um olho. Quando voltou da guerra começou a escrever roteiros descritos como fantásticos e demoníacos que
, por sua vez, determinaram seu gênero: suspense e horror.Suas obras são, claramente, ícones do estilo cinematográfico Expressionista Alemão (que foi auge nos anos 20 e caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens por meio da maquiagem e fotografia; era um estilo duro, arrojado e visualmente muito intenso). Foi um diretor inovador nos enquadramentos, no uso da luz e, principalmente, das sombras. Além de ser notável a inserção que faz de cenas com uso de reflexos em espelhos ou vidros.
Em 1922, casou-se com Thea von Harbou que depois de anos se divorciou para aderir ao Nazismo. Com ideia divergente, Lang se mudou para os EUA.

Filmografia

  • Der müde Tod (1921) - primeiro filme de sucesso que reflete sobre o sentido de vida e morte.
  • Dr. Mabuse, der Spieler (1922) estuda um criminoso com base nas novas pesquisas sobre psicanálise e esquizofrenia.
  • Die Nibelungen (1924), baseado no romance medieval alemão redescoberto em 1755 e celebrizado por Wagner, conta a história de uma vingança auto-destrutiva.
  • Metropolis (1926) pimeiro filme de ficção científica, é uma visão expressionista do futuro, baseado no livro da sua mulher Thea von Harbou.
  • Spione (1928) luta contra uma organização misteriosa e implacável.
  • M(1931) - uma das obras mais lendárias e um dos expoentes máximos da sua carreira.
  • E outros filmes que juntos compõe o incrível número de 45 filmes.Entre eles a famosa Saga de Dr. Mabuse.
Metropolis - o primeiro filme de ficção cientifica.
É uma obra crítica em sobre a relação entre as máquinas e os trabalhadores nas grandes cidades, com ênfase pro sentimento de humanidade perdido no processo. Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície e lá há o Jardim dos Prazeres, para os filhos dos mestres, enquanto os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Operários. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai, que diz que é assim que as coisas devem ser quando Josaphat (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários. Freder pede a ajuda dele e vê as condições que existem no subsolo. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem, que nunca se cansa ou comete erro, e diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo. Além disto decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo ainda que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang. Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.

Cartazes

































Fontes
http://www.adorocinema.com/filmes/metropolis/imagens/1245095970_metropolisposter06/#imagens
http://www.cinemaemcena.com.br/Noticia_Detalhe.aspx?ID_NOTICIA=26671&ID_TIPO_NOTICIA=3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fritz_Lang
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/fritz_lang.html


Por Raphaela Nawa nº31 9B

Nenhum comentário:

Postar um comentário