
Serguei Mikhailovitch Eisenstein foi um dos mais importantes cineastas soviéticos. Foi também um filmólogo, trabalhando como diretor, roteirista e editor.
Relacionado ao movimento de arte de vanguarda russa, participou da Revolução de 1917 e da consolidação do cinema como meio de expressão artística.
Foi de grande importância no cinema, pois sua obra influenciou fortemente os primeiros cineastas devido ao seu uso inovador de escritos sobre montagem.
Nascido em uma família de classe média em Riga, na Letônia em 23 de janeiro de 1898, era filho Mikhail Osipovich Eisenstein, arquiteto, e Julia Ivanovna Konetskaya, filha de um próspero comerciante, eram de uma família russa ortodoxa. Julia deixou Riga no ano da Revolução de 1905, levando Sergei com ela para São Petersburgo. Sergei voltava às vezes para ver seu pai, que mais tarde mudou-se para se juntar a eles. O divórcio seguiu-se esse tempo de separação, com Julia abandonando a família para morar na França.
No Instituto de Engenharia Civil de Petrogrado, Sergei estudou arquitetura e engenharia. No entanto, na escola, junto com seus colegas, Sergei se juntara aos militares para servir a revolução, o que o separarou de seu pai. Em 1918 Sergei juntou-se ao Exército Vermelho. Em 1920, foi transferido para uma posição de comando em Minsk, após providenciar uma exitosa propaganda para a Revolução de Outubro. Nesta época, Sergei estudou japonês e ganhou uma exposição no teatro Kabuki. Esses estudos levaram-no a viajar para o Japão.
Em 1920 Eisenstein mudou-se para Moscou e começou sua carreira no teatro trabalhando em Proletkult. Eisenstein trabalharia então como designer de Vsevolod Meyerhold. Em 1923, começou sua carreira como um teórico, escrevendo A Montagem das Atrações para o jornal LEF e produziu também seu primeiro filme, O Diário de Glumov.
Criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica.
Com 26 anos fez “A greve”, mostrando que arte e política podiam andar juntas. Com 27, deu ao mundo “O Encouraçado Potemkin”, obra que é considerada uma das mais importantes na história do cinema. Por causa desse filme, foi chamado pela MGM e embarcou para os Estados Unidos. Porém seus projetos não decolavam, Eisenstein então resolveu afastar-se de Hollywood e fazer “Que Viva México”, uma obra ambiciosa sobre a história de um país e sua cultura, porém as filmagens foram interrompidas por problemas financeiros.
Desolado, o cineasta voltou para seu país, mas nem a imprensa o perdoava por seu afastamento e pelo seu curto idílio capitalista. Quando sua carreira parecia perdida, entretanto, recebeu a ordem de filmar “Alexandre Nevski”, construindo uma obra-prima que está acima da ideologia.
Com o prestígio recuperado, Eisenstein produziu “Ivã, o Terrível”, que teria três partes. Mas com o começo da II Guerra tudo se complicou. O cineasta morreu de ataque cardíaco em 11 de fevereiro de 1948 em Moscou.
Filmografia:
· 1923- O Diário de Glumov
· 1924- A Greve
· 1925- O Encouraçado Potemkin
· 1927- Outubro
· 1928- A Linha Geral
· 1929- Sturm uber la sarraz
· 1930- Romance sentimentale
· 1931- Que Viva México!
· 1935- O Prado de Bejin
· 1938- Alexandre Nevski
· 1939- Ferghana canal
· 1943- Seeds of freedom
· 1944- Ivan, o Terrível - Parte I
· 1945- Ivan, o Terrível - Parte II
O Encouraçado Potemkin:
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em co

Realizado em 1925, O Encouraçado Potemkin é a realização mais importante e conhecida de Serguei Eisenstein. O filme é considerado um marco na montagem cinematográfica. Foi feito para comemorar os vinte anos da Revolução Russa e tinha como intenção criar uma obra universal que se opusesse a injustiça e o poder coletivo que há nas revoluções populares.
O filme é dividido em cinco partes que se ocupam em provocar uma situação tal de

O filme contém cenas clássicas como a cena, citada até hoje como uma das mais famosas da história do cinema, em que o carrinho do bebê, filho da mãe assassinada, desce degraus abaixo.
Eisenstein foi precursor no uso de efeitos especiais, usou contrastes e relações de corte e montagem que ainda hoje servem como base para a realização de filmes experimentais.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serguei_Eisenstein
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Coura%C3%A7ado_Potemkin
http://faculty-staff.ou.edu/L/A-Robert.R.Lauer-1/eisenstein3.jpg
http://media.photobucket.com/image/O%20Encoura%2525C3%2525A7ado%20Potemkin/Ur100/potemkin.jpg
http://www.adorocinema.com/filmes/encouracado-potemkin/
http://www.defesabr.com/Mb/Encouracado_Minas_Gerais.jpg
Caso esteja interessado seguem nos links as partes I do filme e uma amostra do mesmo, respectivamente:
http://www.youtube.com/watch?v=LDKKN-KILIY
http://www.youtube.com/watch?v=v_vbBgjyIlc
Leticia Sanches nº20
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