terça-feira, 23 de março de 2010

Frank Capra- Década 30

->Biografia









Seu nome completo é Francesco Rosario Capra, nasceu em Bisacquino, Sicília, dia 18 de maio de 1897. Migra-se para o Estados Unidos em 1903. Foi um cineasta estadunidense.

Era filho de Salvadore Capra, um camponês que plantava limão e laranja. Frank tinha seis irmãos, e a família toda era analfabeta. O irmão velho, Ben, foi embora de casa aos 16 anos sem dar aviso algum a família. Ele houvera embarcado em um navio cargueiro grego e trabalhava como escravo. Não iria mais voltar. Em 1903, a família vai para Los Angeles. Frank começa a vender jornais para pagar os seus estudos. Entra na Escola Superior de Trabalhos Manuais , contra a vontade de seus pais. Durante os estudos, começou a trabalhar como bedel da escola, ou seja , um tocador de guitarra em um bistrô, e também como encartador no Los Angeles Times. Estudava matemática e química, e acabou formando em engenharia química no Troop Polytechnic Institute, no ano de 1918.

Como no período tinha guerra, não conseguiu um emprego. Sobreviveu vendendo livros, fotografias e quinquilharias, até quando soube que iria abrir um estúdio cinematográfico em São Francisco, no Ginásio Israelita do Golden Gate Park. Decidiu lançar um filme chamado "A pensão de Fultah Fisher" (A pensão de Fultah Fisher) em 1922. Era então, o seu primeiro filme.

Frank foi o inventor da comédia romântica. Fez a série "Os peraltas". Dirigiu o filme " O homem forte", "o pinto calçudo" e "os filhos da fortuna", entro outros.

Casa-se com Lucille Reyburn. Têm quatro filhos cujo os nomes são : Frank Jr., John (que faleceu aos três anos de idade), Lulu e Tom.

Durante a Segunda Guerra Mundial, fez um filme para o exército com o título " Por que nós lutamos", e por isso recebeu do General a Medalha por Serviços Notáveis, devido ao filme ser produtivo e valorizar o trabalho do soldado.

Seus sucessos mais conhecidos são: Aconteceu Naquela Noite (1934), Do Mundo Nada Se Leva (1938) e Adorável Vagabundo.

Ele e mais William Wyler e George Stevens, e o produtor Samuel Briskin foram os fundadores da Liberty Films.

Escreveu o livro The name above the title contando sua autobiografia.

Enquanto esteve dormindo, morreu de ataque cardíaco em La Quinta no dia 3 de setembro de 1991. Possui uma estrela em Hollywood, na calçada da fama, 6614.

-> Filmografia

-Como diretor:



    -> Prêmios

    Melhor diretor cinco indicações:

    Lady for a Day (1933), It Happened One Night (1934), Mr. Deeds Goes to Town (1936), You Can't Take It With You (1938),Mr. Smith Goes to Washington (1939) e It's a Wonderful Life (1946).

    Venceu por It Happened One Night, Mr. Deeds Goes to Town e You Can't Take It With You.

    Melhor filme (indicações) :

    Mr. Deeds Goes to Town (1936), Lost Horizon (1937), You Can't Take It With You (1938), Mr. Smith Goes to Washington(1939) e It's a Wonderful Life (1946).

    Venceu por You Can't Take It With You.

    Melhor diretor: It's a Wonderful Life (1946).

    Na itália: Recebeu o Leão de Ouro em 1982 em reconhecimento à sua carreira.

    -> Melhor filme:

    Os seu melhores filmes são:

    -Aconteceu Naquela Noite (1934)
    -Do Mundo Nada Se Leva (1938)
    - Adorável Vagabundo.

    Cartazes:













    Para quem se interessar em assistir: You Can't Take It With You - Do Mundo Nada Se Leva (1938)


    São 1/12

    Veja o trailer do It Happened One Night- Aconteceu Naquela Noite (1934)


    Se quiser ver a primeira parte: http://www.youtube.com/watch?v=PUHLS9z1pGY

    Há doze delas também.

    E veja também o Meet John Doe-Adorável Vagabundo (1941)


    Fontes:


    ~Patrícia nº 29 ;D

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário